Semana da Leitura 2014

Relevando a comemoração dos 800 anos da língua portuguesa, a comunidade escolar organizou atividades que enalteceram o caráter dinâmico e popular da língua com que nos expressamos. Foi uma semana da leitura dinâmica, em que a articulação curricular se expressou nas várias iniciativas que decorreram nas diferentes escolas do agrupamento, na biblioteca municipal e na vila de Soure.
Na EB1/2 a abertura das festividades aconteceu com a proclamação (a mando de sua majestade a Língua Portuguesa) do momento histórico a festejar mediante uma dramatização em que o arauto real do passado se fez acompanhar de arautos populares, comummente designados pregoeiros (um ardina, uma peixeira e uma vendedora de fruta). Ao longo da semana os alunos foram convidados ainda a participar:
– na exposição de placards personificando diferentes vendedores. Estes cartazes permitiram aos alunos, enquanto modelos vivos, anunciar diferentes produtos através da aprendizagem de pregões populares ( atividade direcionada aos JI, 1º e 2º CEB);
– no périplo de alguns pregoeiros e pregoeiras pela vila de Soure que encheram as ruas de cor e frases, tantas vezes entoadas ao longo dos anos, os alunos do 2º CEB, caracterizados de acordo com diferentes profissões, reavivaram a tradição;
– no encontro com o escritor Miguel Babo, natural da Figueira da Foz. O autor dramatizou a sua obra, “ A história do rei Elias”, e, após debate com os alunos, foi surpreendido com o seu reconto pela turma do 4º H que nelas trabalhou, utilizando a técnica do Kamishibai. A atividade decorreu na biblioteca da EB1/2 e foi dirigida a alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade.
– na exposição “ Vou-te contar” ( caixas de lengalengas, cantilenas e adivinhas), mostra do trabalho de exploração da língua portuguesa realizado nos diferentes Jardins de Infância do Agrupamento de escolas de Soure;
– nos flash de leitura de textos do Romanceiro de Almeida Garrett: “ A bela Infanta” e “ A nau Catrineta”. (2ºCEB).
Na escola EB1 da Granja do Ulmeiro os professores encarnaram as personagens da obra “Nau Catrineta” e deram o mote para que no final do ano o texto seja dramatizado pelos alunos.

Na EB1 da Gesteira a Semana da Leitura associou também a comemoração do Dia do Pai. Os alunos apresentaram provérbios e pregões (vendedores de fruta, revistas e jornais, bolacha americana, água, carne vassouras, as lavadeiras, as peixeiras) e os pais participaram na leitura de histórias com os filhos. As atividades foram realizadas com bastante participação por parte dos pais e com muito empenho por parte dos alunos

Na escola 3/Sec. Martinho Árias a Semana da Leitura iniciou com a presença do escritor João Carlos Brito que dinamizou uma sessão sob o título “Em Português, nos (des)entendemos”, onde foi abordada a origem etimológica e etnográfica de diversos vocábulos e expressões, aliando o sentido pedagógico e didático à boa disposição e ao humor.

Os Pauliteiros de Vila Nova de Anços, grupo de folclore do concelho, cujas caraterísticas nos reportam a uma viagem da língua portuguesa por terras de Além-mar , deu o seu contributo com uma brilhante atuação dos mais pequeninos.

O coro da Universidade Sénior fez a sua primeira apresentação pública com um reportório que incluía textos de Camões e da tradição oral.
No âmbito da disciplina de Educação Artística (Oferta de Escola), os alunos apresentaram uma dramatização intitulada “Diacronia da Língua Portuguesa” que nos conduziu às origens e evolução da Língua Portuguesa, mostrando que a língua é uma construção do Homem ao longo do tempo e num espaço, sendo uma realidade dinâmica em constante mutação e enriquecimento.
Em articulação com a disciplina de Geografia foi estudado o espaço da Lusofonia, integrado na atividade “Conto e encanto” que abordou os costumes e tradições da comunidade dos países de língua portuguesa. A comunicação escrita e os documentos históricos foram explorados no âmbito da disciplina de História e da atividade “Escrita com História”. Os trabalhos elaborados pelos alunos foram enquadrados na exposição que se encontrava junto da Feira do Livro que decorreu no bloco B e que foi visitada pela maioria das turmas.
A magia da Leitura chegou à sala de professores e a algumas salas de aula pela voz dos alunos do curso de Educação e Formação de Adultos “Técnico de Vendas”, que apresentaram poesias de David Mourão-Ferreira, Florbela Espanca, Manuel Bandeira, Miguel Torga e Fernando Pessoa, entre outros.
Na Biblioteca Municipal o Sábado na Biblioteca foi dedicado à poesia folclórica, os pregões e apresentada a obra “A nau Mentireta” de Luísa Ducla SOARES. O 2º e 3º períodos serão para celebrar a LÍNGUA e os seus textos mais antigos – Testamento de Afonso II (1214), considerado o primeiro documento escrito em Língua Portuguesa. Haverá momentos de PARTILHA entre a Língua, a Palavra escrita e dita, contada, declamada e cantada, numa redescoberta da biblioteca como local de excelência, onde, TODOS JUNTOS, exploramos a magia da LEITURA. Até ao final do ano letivo todas os alunos do JI e 1º CEB participarão na atividade de promoção da leitura “A falar é que a gente se entende …”.
Das atividades planificadas para assinalar os 8 séculos de Língua e Cultura Portuguesa ficou ainda em agenda, com data a definir posteriormente, a presença da equipa da académica na escola sede do Agrupamento, integrada na atividade “Desporto em Português”. Aguardamos que para além de algumas dicas sobre estratégias de jogo, partilhem com os alunos algumas estratégias de leitura…