Festa na Floresta

“Contos da Floresta com Arte e Ciência” foi o tema aglutinador do Departamento da Educação Pré Escolar para o presente ano lectivo. Dentro desta dinâmica, foi sugerido às famílias dos alunos do grupo dos 5 anos do Jardim de Infância de Soure que elaborassem uma história a que foi dado o nome de “História aos Retalhos”, uma vez que cada página seria realizada em contexto familiar, não só o texto mas também a respectiva ilustração. As famílias mostraram-se receptivas à proposta apresentada e assim surgiu o livro que se apresenta. A encadernação do livro foi realizada em contexto de sala, pelas crianças com a ajuda da Educadora e da A.A.E.
A partir do conteúdo da história inventada pelas famílias e pelos seus educandos, havia necessidade de, posteriormente, se escolher um título para o livro. Este surgiu em conversa/debate de grande grupo, depois de ouvirem a história, o título escolhido foi a “Festa na Floresta”
O original do livro encontra-se no Jardim de Infância, tendo sido realizadas fotocópias do mesmo e da encadernação para que cada criança levasse um exemplar para casa. Foram ainda realizados mais dois, que foram oferecidos à Biblioteca da EB1/2 de Soure e à Biblioteca Municipal de Soure.

Este trabalho foi elaborado pelo grupo dos 5 anos do Jardim de Infância de Soure.