“Sintra Romântica…”

No dia 19 de Março, os alunos do 11º ano, turmas A, B, C e F da Escola 3/S Martinho Árias, participaram numa visita de estudo a Sintra, realizada no âmbito das disciplinas de Filosofia, História, Literatura Portuguesa e Português.
Nesta vila, classificada como Património Mundial pela UNESCO, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o esoterismo e o esplendor arquitectónico da Quinta da Regaleira, edificação do início do século XX, resultado da concretização dos sonhos do seu proprietário António Augusto Carvalho Monteiro, aliados ao talento do arquitecto-cenógrafo italiano Luigi Manini.
Durante a tarde, realizou-se o Roteiro Queirosiano, inspirado no passeio que as personagens d’ Os Maias fazem durante “uma certa visita a Sintra”, narrada no capítulo VIII deste romance de Eça de Queirós, ao longo do qual Carlos da Maia percorre Sintra na busca do seu amor impossível por Maria Eduarda do ” passo de Deusa maravilhosamente bem feito (…) dos cabelos doirados (…) dos olhos escuros e profundos”. Por seu lado, o Maestro Cruges desperta o interesse pela Sintra dos passeios clássicos à Pena ou à Fonte dos Amores, da manteiga fresca e, claro, das queijadas.
O Roteiro terminou no Palácio de Seteais de onde se avista, emoldurada no arco de pedra, uma paisagem fantástica e magnificamente descrita por Eça de Queirós: “ Era no primeiro plano o terreno, deserto e verdejante, todo salpicado de botões amarelos; ao fundo, o renque cerrado de antigas árvores, com hera nos troncos, fazendo ao longo da grade uma muralha de folhagem reluzente; e, emergindo abruptamente dessa copada linha de bosque assoalhado, subia no pleno resplendor do dia, destacando vigorosamente num relevo nítido sobre o fundo do céu azul-claro, o cume airoso da serra, toda a cor de violeta-escura, coroada pelo Palácio da Pena, romântico e solitário no alto, com o seu parque sombrio aos pés, a torre esbelta perdida no ar, e as cúpulas brilhando ao sol como se fossem feitas de ouro…”. (Os Maias, cap.VIII)

Gracinda Henriques