Dicas TIC: E-mail escolasdesoure.pt

Informa-se que foram criadas contas de e-mail institucionais para todos os docentes do Agrupamento, de forma a facilitar e acelerar a troca de informação entre todos e para todos. Assim, os docentes que ainda não possuem e-mail do Agrupamento, irão receber, por intermédio do seu Coordenador de Departamento Curricular ou de Área disciplinar, os dados necessários para poderem aceder à sua conta de e-mail.

Pretende-se que cada docente comece a utilizar a sua conta de e-mail, uma vez que passará a receber por aí informação variada, como convocatórias, ordens de serviço, mapas de reuniões, sínteses do Conselho Pedagógico entre outros.

Quais as vantagens relativamente ao e-mail pessoal?

As vantagens de cada docente possuir um e-mail institucional enquadra-se nos objectivos inerentes à implementação da plataforma on-line Google Apps para Educação que, para além do e-mail, possui um conjunto de ferramentas web de trabalho pessoal e colaborativo como processamento de texto, folhas de cálculo, apresentações electrónicas, mensagens instantâneas e uma agenda pessoal.

Principais características e vantagens das ferramentas:

1 – Aplicação de E-mail:

• Recepção de notícias, convocatórias para reuniões, anúncios de eventos, etc;
    • Possibilidade de envio de e-mails para grupos de e-mail (Departamentos, Grupos Disciplinares, Coordenadores Disciplinares, Directores de Turma, Jardins de Infância, etc.). Exemplo: para que todos os professores do grupo de Matemática e Ciências Experimentais recebam um e-mail, bastará que se envie esse e-mail para matce@escolasdesoure.pt;
    • Acesso rápido à lista de endereços de e-mail de todos os docentes do Agrupamento.

2 – Calendário:

• Cada docente possui uma Agenda pessoal para marcação de tarefas e eventos;
    • Envio automático de sms (sem custos) a informar, antecipadamente, o docente da ocorrência de um determinado evento inserido por este;
    • Possibilidade de publicar e partilhar, em calendário próprio, todas as actividades que constam no Plano Anual de Actividades;

3 – Docs:

• Criação e edição online de documentos de texto, folhas de cálculo e apresentações compatíveis com o Microsoft Office, OpenOffice entre outros;
    • Partilha de documentos de texto, folhas de cálculo, apresentações e documentos PDF entre os docentes com e-mail do Agrupamento e/ou com o público em geral;
    • Criação e partilha de documentos para trabalho colaborativo em tempo real. Vários docentes podem trabalhar num documento ao mesmo tempo a partir do seu computador;
    • Criação de inquéritos por questionário on-line, públicos ou privados, com recolha de respostas em folha de cálculo e análise automática dos resultados. Útil para, por exemplo, recolha de informação dos alunos no início do ano lectivo, auto-avaliação das aprendizagens, etc.
    • Envio de actividades para aprovação e inclusão no Plano Anual de Actividades por intermédio de um formulário on-line;

4 – Google Talk:

• Aplicação de mensagens instantâneas, semelhante ao Messenger, Sapo Talk entre outros.

Futuramente, será dada formação no sentido de os docentes poderem tirar o melhor partido destas ferramentas.