A Biodiversidade em debate

No passado dia 12 de Março de 2010,a Escola 3/Sec Martinho Árias recebeu a visita do Dr. Jorge Paiva.Este professor jubilado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra veio à nossa escola, a convite da Biblioteca, para falar de Biodiversidade.

Durante 90 minutos, este conceituado cientista, investigador e ambientalista foi contando as suas histórias de vida e a sua relação de intimidade com a natureza, sempre alertando e sensibilizando para a necessidade cada vez mais urgente de repor o equilíbrio do Planeta.

Os alunos mostraram-se encantados não só com as imagens resultantes de fotografias tiradas nas várias partes do mundo por onde tem passado, como também com o vasto conhecimento do nosso convidado.

Foi uma verdadeira aula sobre a Vida, onde sabiamente o nosso convidado entrecruzou conhecimentos e conceitos da Biologia, da Química e até da História. O Dr. Jorge Paiva encantou todos os presentes com a força, a vivacidade e a clareza da sua mensagem e com o modo, muito próprio, de estar e de encarar o Mundo.

No fim, os aplausos ( muitos e mais do que merecidos!) e, sobretudo, a vontade de todos os participantes fazerem mais e melhor para salvar o nosso Planeta, a nossa «casa». Ficou a imagem de um jovem de 76 anos que nos contagiou com o profundo respeito e imensa devoção pela Natureza e pela Vida. Ficou também o apelo da sua mensagem final:

« É preciso respeitar a Natureza, é urgente preservar o Meio Ambiente!»

Resumo da comunicação

Biografia do Dr. Jorge Paiva

Jorge Paiva nasceu em Angola, é licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Coimbra e doutorado em Biologia. Foi investigador principal no Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra, e leccionou também em outras instituições do ensino Superior, em Portugal e em Espanha.

Trabalhou em Londres como bolseiro.Como fitotaxonomista, percorreu não só a Europa, particularmente a Península Ibérica, mas também as Ilhas Macaronésicas, a África, a América do Sul e aa Ásia, tendo também já visitado a Austrália.

Tem ligação com algumas revistas científicas, como colaborador ou como elemento da Comissão Editorial. Tem sido colaborador de algumas floras africanas.

Já publicou mais de cinco centenas de trabalhos e alguns dos seus estudos foram já premiados.

Como ambientalista, é muito conhecido pela defesa intransigente do Meio Ambiente, sendo membro activo de várias Associações e Comissões nacionais e estrangeiras. A sua actividade em defesa do Meio Ambiente foi várias vezes distinguida com prémios.

Apresentou variadas comunicações e proferiu diversas conferências em reuniões científicas, congressos, simpósios ou acções pedagógicas (mais de 1 milhar).