Semana da Leitura

De 1 a 6 de Março irá decorrer, em todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Soure, um conjunto de actividades que integram a Semana da Leitura e que se prolongarão por todo o mês. Esta é mais uma das várias iniciativas levadas a cabo pela Rede de Bibliotecas de Soure que, nesta semana, promete animar as escolas e o concelho com várias propostas e actividades de leitura.

Conscientes da importância do livro e da leitura na estruturação da personalidade, sobretudo nas camadas mais jovens, as Bibliotecas do nosso concelho, pública e escolares, irão proporcionar momentos de verdadeira fruição de textos. Assim, e em jeito de abertura, segunda-feira, dia 1, das 10h15m às 10h30m,  terá lugar o «Elogio da Leitura» em contexto curricular.  Esta é uma actividade que pretende criar um momento de leitura em simultâneo com todos os estabelecimentos educativos do Agrupamento. O objectivo primordial é partilhar a leitura, de fruição ou funcional, reforçando a sua importância e sublinhando a valorização que lhe é atribuída por todos os membros da comunidade escolar.

Mas as comemorações não se ficarão por aí. Estão previstas outras iniciativas que incluem a presença de escritores nas escolas, a representação de peças teatrais, a declamação de textos literários em espaços públicos, sessões de leitura para pais e filhos, entre outros.

Será uma semana diferente nas nossas escolas e no concelho, uma semana em que o livro e a leitura estarão na ordem do dia, ocupando o lugar de destaque que lhes são devidos. Mas não se esqueça: a leitura é uma actividade de todos os dias. Ela alimenta a alma, fortalece o carácter e ajuda-nos a melhor interagir com o mundo que nos rodeia.

Aproveite o repto lançado pela Rede de Bibliotecas de Soure e promova esta iniciativa regularmente, lendo e conversando em família sobre livros e leituras realizadas.