Rastreio na escola 3/Sec Martinho Árias

Desde 2006 que o Espaço J realiza na Escola 3ºCEB/Secundária Martinho Árias o rastreio para toda a comunidade escolar, no qual são avaliados a glicemia, o colesterol, a tensão arterial e o índice de massa corporal (IMC).
O rastreio, que decorreu nos dias 11, 12, 13, 14 e 15 de Janeiro, foi realizado, como sempre, por alunos do 12ºano que para isso recebem previamente formação numa sessão de aprendizagem com enfermeiros do Centro de Saúde. Este ano o Espaço J pediu a colaboração da turma do 12ºano do Curso Tecnológico de Acção Social (12ºC) para a realização do rastreio, estando sempre presentes professores deste gabinete de saúde e técnicos de saúde do Centro de Saúde.
Durante uma semana foram feitos rastreios a cerca de 460 pessoas, o que mostra a forte adesão de alunos, professores e funcionários, que revelaram grande interesse em saber mais sobre o estado da sua saúde.
Estes rastreios anuais têm por objectivos caracterizar a população da nossa escola relativamente a um conjunto de parâmetros físicos (peso, altura, IMC, Glicemia, Colesterol, Tensão arterial, Pulsação) que influenciam a saúde e fazer o despiste de casos que apresentem valores anómalos, sendo nestas situações os Encarregados de Educação avisados para procederem como acharem conveniente. Assim, por um lado, a partir da caracterização da população escolar podem ser definidas actividades de prevenção e, por outro lado, podem ser identificados os casos individuais em que já se verificam problemas de saúde, permitindo deste modo uma atempada intervenção por parte dos técnicos de saúde na resolução de tais problemas.

O Espaço J agradece a todos a participação no rastreio que é já uma actividade habitual todos os anos na escola. Fica também o agradecimento à enfermeira Florbela Paiva, que todos os anos tem estado presente nos rastreios do Espaço J, e à turma do 12ºC pelo entusiasmo e empenho que demonstrou durante toda a actividade e que foram essenciais para que esta tivesse sucesso.

[nggallery id=5]